Atividade 05:

O Que é uma Web Quest? Qual sua finalidade? Como Fazer uma Web Quest?
Esta será sua tarefa pesquisar e publicar no seu Blog sobre esse recurso na pratica pedagógica.
Webquest é uma atividade de aprendizagem que aproveita a imensa riqueza de informações que, dia a dia, cresce na Web.
O conceito de webquest foi criado em 1995, por Bernie Dodge, professor da universidade estadual da Califórnia, EUA, como proposta metodológica para usar a Internet de forma criativa
"Webquest é uma atividade investigativa, em que alguma ou toda a informação com que os alunos interagem provém da Internet."
Bernie Dodge divide a webquest em dois tipos, ligados à duração do projeto e à dimensão de aprendizagem envolvida:
Webquest curta - leva de uma a três aulas para ser explorada pelos alunos e tem como objetivo a aquisição e integração de conhecimentos.
Webquest longa - leva de uma semana a um mês para ser explorada pelos alunos, em sala de aula, e tem como objetivo a extensão e o refinamento de conhecimentos.
A webquest sempre parte de um tema (o Egito Antigo, por exemplo) e propõe uma Tarefa, que envolve consultar fontes de informação especialmente selecionadas pelo professor.
Como regra geral, uma webquest é constituída de sete seções:
A metodologia webquest pode ajudar o educador a alcançar objetivos educacionais importantes:
Modernizar modos de fazer educação
As WQs fornecem orientações bastante concretas para tornar possível e efetivo o uso da Internet. E isso, na forma e na essência, é uma maneira de praticar uma educação sintonizada com nosso tempo.
Garantir acesso a informações autênticas e atualizadas
Conteúdos publicados na Internet, sobretudo os produzidos profissionalmente, refletem saberes e informações recentes. Além disso, são produtos autênticos que fazem parte do dia-a-dia das pessoas.
Promover aprendizagem cooperativa
As WQs estão baseadas na convicção de que aprendemos mais e melhor com os outros do que sozinhos. Aprendizagens significativas são resultados de atos de cooperação.
Desenvolver habilidades cognitivas
O modo de organizar Tarefa e Processo numa webquest pode oferecer oportunidades concretas para o desenvolvimento de habilidades do conhecer que favorecem o aprender a aprender.
Transformar informações ativamente (em vez de apenas reproduzi-las)
Na educação tradicional, parece que a preocupação central é armazenar e reproduzir "matéria". Na perspectiva sugerida por Dodge, o importante é acessar, entender e transformar as informações existentes, tendo em vista uma necessidade, problema ou meta significativa.
Incentivar a criatividade
Se bem concebida, a Tarefa planejada para uma webquest engaja os alunos em investigações que favorecem criatividade.
Favorecer o trabalho de autoria dos professores
Webquests devem ser produzidas por professores, não por especialistas ou técnicos. A ídéia é oferecer oportunidades concretas para que os professores se vejam como autores de sua obra e atuem como tal.
Favorecer o compartilhar de saberes pedagógicos
Concebidas como publicações típicas do espaço Web (abertas, de acesso livre, gratuitas etc.), as webquests são uma forma interessante de cooperação e intercâmbio docente.
O
Atividade 06:
Olá, pessoal!
Agora
que vocês pesquisando aprenderam um pouco do que pode uma WEBQUEST,
vamos a prática, sua tarefa de hoje sera participar como aluno
respondendo em seu blog a atividade clicando no linque abaixo e enviando
sua atividade pelo e-mail do professor:
Bons estudos.
Prof Rinaldo
Atividade 07:
Olá, pessoal!
Depois de
pesquisar sobre Webquest e se interar sobre essa ferramenta
pedagógica, ter respondido como aluno a uma atividade, agora chegou a
sua vez de aplicar o seu novo conhecimento adquirido produzindo a sua
primeira WEBQUEST.
Minha sugestão
para o suporte de sua WEBQUEST é o PowerPoint com Hyperlink, pelo fato
de termos estudado esses recursos juntos no 1º semestre do nosso curso.
Clique e veja o meu Exemplo:
O assunto a ser trabalhado em sua WEBQUEST deverá ser direcionado ao aprendizado dos alunos do 1º ao 5º ano.
A sua atividade deverá ser publicada em seu blog e também enviada por e-mail para:
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